Desde que ela surgiu no cenário musical, Iggy Azalea vem ganhando destaque e fama e, é considerada uma das grandes apostas do mundo pop. Criticada muitas vezes, por ser uma rapper branca e, principalmente, ser acusada de não saber fazer rap, a loira australiana já provou que sabe fazer um bom rap seja no freestyle ou até mesmo no estúdio, como podemos constatar em suas primeiras músicas de trabalho, "Pu$$y", "My World" e "Beat Down".



Todos nós sabemos que, quando um artista fecha um contrato com uma gravadora grande, tem toda aquela pressão em cima de sua equipe que, basicamente se resume em: NÓS PRECISAMOS DE UM HIT. Afinal, esse é o mundo do showbussines. Iggy precisou se adequar, para ser uma popstar sem perder os traços do rap. Foi então com o smash hit "Fancy", parceria com Charli XCX, que a loira estava realmente pronta para dominar o mundo com o seu trabalho.


O seu disco anterior "The New Classic", podemos considerar que foi um sucesso. Teve uma bom desempeno, boa divulgação, e colecionou alguns hits, sendo "Fancy", "Work", "Black Window", "Trouble" enfim. O álbum foi tão bom, que até decidiram relançar ele, daí veio o "Reclassified". Então, podemos entender que a  gravadora deu-se por satisfeita com os resultados, certo? Obviamente que, se o primeiro álbum foi bom, o segundo precisa ser melhor ainda. Esta é a regra para qualquer artista que deseja se manter nesse ramo. Em uma era digital, as coisas são consumidas tudo muito rapidamente. Se um artista lança um single hoje, ele só pode ter dois resultados: ou a música será um hit comercial ou ela irá cair no esquecimento. 

No ano passado, Iggy comentou em seu Twitter que, chegou a gravar um álbum, porém descartou pois não havia gostado do resultado. Nós conseguimos entender a pressão que se tem em cima de um artista para se fazer um álbum de sucesso. E é isso que Iggy está tentando fazer, um álbum melhor que o primeiro e que tenha um desempenho superior. Quando ela divulgou que o nome do seu novo álbum seria "Digital Distortion", todo mundo ficou curioso para saber como seria abordagem e o conceito visual. Até aqui tudo bem? Continuando.. Azalea veio então com esse conceito de fotos distorcidas em 3D com cores vibrantes. Então, nós achamos que a era iria começar, mas, Iggy mais uma vez voltou a a usar o seu Twitter e fez um desabafo sobre a sua carreira. Na verdade, a rapper não estava nada satisfeita, pois, a sua gravadora não queria que ela lançasse o single na data prevista. Este é o lado ruim de se estar em uma grande gravadora. Existem contratos, normas, protocolos, e eles precisam ser seguidos. Isto é ruim para qualquer artista. Querer ser expressar artisticamente com o seu trabalho, mas não poder, pois juridicamente, você não está no controle da sua carreira.

Capa do single "Team" | Foto retirada do Google

Finalmente, a loira conseguiu fazer com que sua gravadora divulgasse "Azillion", que era dado certo como primeiro single. Pra se ter uma ideia, a música até hoje, não foi disponibilizada para download, nem enviada para os serviços de streaming e muito menos enviada para as rádios. Azalea publicou a música apenas em sua conta no Soundcloud. Mas parece que os resultados não foram satisfatórios para a gravadora, o que fez com que a música ficasse sendo considerada apenas como um buzz single promocional.



O que fazer nessa situação? Plano B: novo single. Daí então, a gravadora decidiu lançar "Team", como carro chefe do álbum. Aparentemente, a música é boa, tem um refrão no mínimo repetitivo, com batidas genéricas, porém, funcional. E o melhor de tudo, é uma música solo. Diferente do lead single do seu primeiro álbum. O single teve uma boa recepção e conseguiu estrear na Hot 100 da Billboard, na #42 posição. Isso somente com o debut de streamings, o dance video em sua conta na VEVO e as vendas no iTunes.



Qual o próximo passo para se manter nos charts? Divulgar.  E foi isso que a rapper fez. Foi pra TV e para as emissoras de rádio divulgar seu novo single. Ela estava bem vibrante e contente em promover o seu novo trabalho. Mas mesmo com a divulgação, a música ainda não havia emplacado. O que fazer? Sua equipe resolveu lançar o clipe de "Team" em sua conta na VEVO. Agora era a certeza de que a música iria subir nos charts.



Mesmo debutando com os dois clipes, ainda não deu certo. O que era pra continuar subindo, caiu de vez. Na semana passada, a música estava na #77 posição, e agora na última atualização caiu para #88 posição. Essa é a tendência. Podemos atribuir isso devido a concorrência no mercado? Talvez. Mas vale ressaltar que, Iggy não possui nenhuma concorrente direta atualmente. Nicki Minaj não lançou até o exato momento, nenhum material novo do seu próximo álbum. Mas então, e agora? Sinceramente, não temos reposta pra isso. Mas, vamos aos fatos: 7 semanas nos charts, e a música só caindo, mesmo com todos os esforços em promover a faixa, talvez, seja o momento para deixar a música de lado e promover um novo single.

Nem sempre, o primeiro single emplaca. Podemos observar isso até mesmo com a própria rainha do pop, Madonna. Sua melhor estréia nos charts com o seu último álbum, intitulado, "Rebel Heart" foi com o terceiro single, o hit "Bitch, I'm Madonna", alcançando a #87 posição da Hot 100, seu melhor desempenho desde "Give Me All Your Luvin" do álbum anterior. Isso é só pra se ter uma ideia de que, todos os artistas, sem exceções, estão passíveis de não conseguirem emplacar, logo de cara um hit de sucesso.

Nós sabemos que Iggy é esforçada e dedicada. Podemos notar isso, quando ela lançou "Pretty Girls" em parceria com Britney Spears. Ela até tentou promover a faixa para ser um hit, que talvez, teria sido a nova "Fancy 2.0", porém, a australiana foi barrada pela trupe da miss american dream, pois, a música legalmente era da princesinha do pop e não da rapper. Realmente, esperamos que Iggy Azalea volte com tudo nesse ano. O seu segundo álbum de estúdio, "Digital Distortion", está previsto para lançamento ainda no mês de julho. Nós ainda queremos escutar vários hits do seu novo álbum pelos próximos meses. Vem com tudo Iggy.